Últimas

Quadro é leiloado por valor recorde para artista vivo


Portrait of an Artist (Pool With Two Figures)
O quadro Portrait of an Artist (Pool With Two Figures), do pintor britânico David Hockney, alcançou um preço recorde para uma obra de um artista vivo ao ser vendido nesta quinta-feira (15/11) por mais de 90 milhões de dólares,(cerca R$ 300 milhões) em um leilão da Christie's em Nova York.
A pintura, de 1972, mostra dois homens, um deles nadando e outro em pé, na borda da piscina. A obra de Hockney, de grandes dimensões, é considerada uma das três peças mais importantes do artista britânico e combina dois dos seus temas favoritos: uma piscina e um retrato duplo.
O pintor de 81 anos, superou, assim o recorde anterior, alcançado pelo americano Jeff Koons, de 63 anos, em 2013. A escultura Balloon Dog de Koonsque também foi leiloada pela Christie's em Nova York, havia sido arrematada por 58,4 milhões de dólares.
Hockney, que começou a ficar conhecido no Reino Unido nos anos 60, se transformou em um dos artistas vivos mais populares, embora seu trabalho inicialmente não fosse levado a sério devido às cores vivas e às figuras realistas demais que utiliza.
No entanto, atualmente Hockney vive um renascimento comercial e de reputação, graças a três retrospectivas recentes, entre elas uma no Museu Metropolitano de Nova York e outra na Tate Britain, que quebrou recordes de público.
Especialistas apontam que o recorde de Hockney e outras vendas que foram realizadas nesta semana de leilões, a mais importante do ano, indicam uma tendência do mercado a peças de artistas vivos em uma reação frente aos preços exagerados de obras clássicas.
MD/efe/dpa


Nenhum comentário