Últimas

Maranhão é o segundo estado com mais empreendedores, segundo o IBGE


Maranhão é o segundo estado com mais empreendedores, segundo o IBGE

O Maranhão apresenta a segunda maior taxa do país de ocupados por conta própria, conforme o último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o órgão, com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) que analisou o retrato do território do estado no cenário social no último trimestre. Segundo o levantamento, são 33,8% de pessoas que decidiram ser empreendedoras. 


O estado apresenta o maior percentual de trabalhadores sem carteira assinada no setor privado no país. Dados do último trimestre apontam que apenas 51,1% das pessoas estão nesta situação.


MEI -  Microempreendedor Individual


Para sair da informalidade, uma das possibilidades é se tornar um microempreendedor individual (MEI). No país, de acordo com dados mais recentes do Portal do Empreendedor, estão registrados 7,7 milhões de MEIs. Estados como o Rio de Janeiro e São Paulo concentram os maiores contingentes de empreendedores deste tipo.

 O MEI deve seguir alguns requisitos, como apresentação de faturamento de até R$ 81 mil por ano. O postulante não pode ser ainda sócio ou administrador de outra empresa.



Nenhum comentário