Últimas

Governo do Brasil pede explicação ao Facebook sobre vazamento de dados



O governo federal notificou o Facebook para explicar o suposto vazamento de dados para a empresa britânica de marketing digital Cambridge Analytica.

Em março, jornais dos Estados Unidos e do Reino Unido revelaram que um desenvolvedor coletou informações de milhões de pessoas usando um aplicativo e repassou à empresa de análise, que utilizou os registros para influenciar eleições, como a disputa dos Estados Unidos de 2016.

Neste mês, o Facebook revelou que o vazamento teria atingido 87 milhões de pessoas, indo além dos Estados Unidos. Esse total inclui cerca de 440 mil usuários brasileiros, que, segundo a empresa, foram notificados sobre o ocorrido.

A notificação do governo brasileiro, feita pelo Ministério da Justiça, tem uma série de questionamentos que deverão ser respondidos em até 10 dias pelo Facebook. Entre eles, o número de brasileiros atingidos, como os dados foram utilizados e a quem essas informações foram repassadas.

Em depoimento ao Congresso dos EUA, o presidente do Facebook, Mark Zuckerberg, admitiu que outras empresas compraram as informações levantadas pelo desenvolvedor.

De acordo com o Ministério da Justiça, se os questionamentos não forem respondidos, poderá haver a instauração de processo administrativo. Se condenada, a empresa pode ser multada em até R$ 9 milhões.

Nenhum comentário