Últimas

Faxineiro e filha são aprovados juntos em universidade federal


João Monte Rodrigues, faxineiro de repartição pública, esteve 34 anos fora da sala de aula, mas conseguiu ser aprovado na Universidade Federal do Ceará (UFC), após ter voltado aos estudos em 2012. 

Completando o ensino médio em colégios públicos, Rodrigues participou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e conquistou a sonhada vaga no curso de Engenharia de Petróleo. 


Mas alegria se tornou maior porque também terá a companhia da filha, Ester Rodrigues, de 17 anos, aprovada na mesma universidade, mas no curso de engenharia ambiental. 

A família vive na comunidade indígena dos Tapeba, em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza. 

Rodrigues afirma que, apesar do desejo, já não pensava mais em faculdade. 

“Queria o ensino médio para entrar no mercado de trabalho, porque é o que as empresas pedem”, contou.

João e a filha Ester estudavam juntos até meia-noite para se ajudarem nas dúvidas.

Apesar da vitória, João teme ter que largar os estudos caso não consiga assistência estudantil, já que o curso de engenharia de petróleo tem frequência integral, o impedindo de trabalhar.

Para tentar conseguir finalizar a graduação, João agora espera conseguir uma Bolsa Permanência do Ministério da Educação. Além de quilombolas e indígenas, o auxílio também se aplica a estudantes de instituições federais de ensino superior em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Fonte: O Povo





Nenhum comentário