Últimas

Brasil se oferece para sediar a Conferência do Clima em 2019

O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, anunciou nesta quarta-feira, 15, na Conferência do Clima da ONU, que é realizada em Bonn, na Alemanha, que o Brasil é candidato a receber a COP 25, prevista para 2019. A do ano que vem será em Katowice, na Polônia. 

O anúncio foi feito via Twitter. "O governo brasileiro está disponibilizando o Brasil para sediar a COP 25", declarou sucintamente o ministro. 

"O Brasil tem uma longa história de construção de pontes entre países, e espera continuar essa tradição", afirmou o ministro. "A CoP-25 será um marco importante na preparação para a implementação do Acordo de Paris, e o Brasil tem o prazer de se disponibilizar para sediar este importante evento."
A Argentina também se candidatou, mas já acolheu o evento em 1998 e 2004. Ao jornal O Estado de S. Paulo, Sarney Filho disse depois do anúncio que havia recebido uma ligação do ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes, dando o aval de que poderia fazer a candidatura, e já havia informado à secretária executiva da Convenção do Clima da ONU (UNFCCC), 

Patrícia Espinosa, sobre a oferta. Afirmou, porém, que isso ainda é um processo e destacou que ainda não foi pensada qual poderia ser a cidade a receber a conferência. Pelo sistema de rotação das conferências, a cada ano ela deve ocorrer em um continente diferente.

 No ano passado foi na África (Marrakesh). Neste ano é na Alemanha, mas a presidência é de Fiji, pequena ilha do Pacífico. No ano que vem volta para a Europa, com a Polônia na presidência, e em 2019 deverá ser na América Latina.

Resultado de imagem

Nenhum comentário