Últimas

63% de redução de homicídios no Maranhão, segundo dados da SSP

 Na quarta-feira (27), o Secretário de segurança, Jefferson Portela, durante entrevista a radio Timbira destacou o que vem sendo feito para a diminuição dos índices criminais no Estado e os principais investimentos na área da segurança.

Durante a entrevista, concedida ao programa do radialista Gilberto Lima, Portela frisou que medidas estão sendo feitas para garantir a segurança nos bairros da capital e principalmente nas cidades do interior. As ações de combate à inibição de assaltos a coletivos, residências, latrocínios (roubo seguido de morte), tráfico de drogas e homicídios, segundo ele, vem alcançando queda de registros a cada ano.
“A nossa missão, é cuidar das pessoas e se faz isso deixando que as oportunidades cheguem para todos. Esse é o direcionamento do nosso governador, que estamos cumprindo e a população pode comprovar”, enfatizou Jefferson Portela.
Dados da segurança apontam ainda que 63%, dos números de homicídio tiveram redução.
Além disso, 99% dos roubos a banco tiveram quedas. Cerca de 1000% de aumento de apreensão de drogas foram realizadas.  Portela citou, ainda, o aumento de quatro para sete no número de superintendências de Polícia Civil, contribuindo para especificar as investigações e agilizar a solução dos casos. O dado eleva o Maranhão ao estado com o maior do País no índice de redução de homicídios.
A área Itaqui Bacanga, que agrega mais de 60 bairros, ganhou um complexo policial com Batalhão da Polícia Militar e Delegacia de Polícia Civil. “Era um anseio daquela comunidade há mais de 30 anos e concretizamos”. Na participação dos ouvintes, o secretário respondeu aos questionamentos e recebeu os elogios pelo avanço na Segurança tendo como resultado diminuição de ocorrências. 
Unidades integradas
Com base das polícias Civil e Militar – é um projeto de governo que vai se estender aos interiores, descentralizando a ação da Segurança. “São equipes que realizam o policiamento e o controle administrativo do funcionamento das delegacias da área. Dinamiza e agiliza o trabalho”, explica Portela. O secretário frisou, ainda, que “nesta gestão, os delegados estão nos seus postos e as delegacias funcionam para atender a comunidade e região”, afirmou, referindo-se à Delegacia de Peritoró que ganhou novo prédio e com equipe atuando na área.
Moradores do Residencial Nova Terra participaram se solidarizando ao secretário de Segurança. A área recebeu ação intensiva de policiamento e saiu da zona classificada de ‘área vermelha’. O mesmo trabalho foi ampliado para a Cidade Olímpica, onde é atestada a redução de crimes graves como homicídios e latrocínios. “São regiões de grandes índices que saíram do cenário de morte. Temos um policiamento aguerrido. Que a população acredite nos homens e mulheres da nossa polícia, que cumprem seu dever com afinco, compromisso e resignação”, avaliou Jefferson Portela.
Questionado sobre o chamamento de classificados em concurso público, realizado em 2012, o secretário Portela explicou que houve diversas liminares que emperraram o andamento do processo. Ele citou medida do governador Flávio Dino determinando novo certame e a correção das problemáticas para não permitir que candidato com pontuação menor seja chamado à frente de outro com mais pontuação. “São problemas que vêm ao longo dos anos e fazem parecer que foram criados por essa gestão. Ao contrário, esta gestão está resolvendo os problemas”, explica.
“Estamos lutando contra o crime e não é fácil, mas o cidadão sabe do esforço gigantesco das polícias. São mil dias completados por este novo governo. Dias de realizações concretas em áreas de grande prioridade e que estão aí para os que quiserem ver. E o cidadão honesto vê”, enfatizou Jefferson Portela, referindo às ações destes dois anos e meio de governo Flávio Dino.

Portal Guará

Nenhum comentário