-->

Bolsonaro, o MITO da internet brasileira

Resultado de imagem para redes sociais bolsonaro

Jair Bolsonaro (PSC-RJ) lidera a corrida presidencial em interações no Facebook. De nove nomes cotados para concorrer em 2018, o deputado e militar aposentado tem a página que gera mais compartilhamentos, comentários e reações na segunda mídia social mais popular entre os brasileiros (a primeira é o WhatsApp). Segundo o Ibope Inteligência, 86% têm o aplicativo do Facebook no celular.

Levando-se em conta os dados acumulados desde maio, o ranking tem uma mudança importante. Bolsonaro permanece como líder, com 13,3 milhões de interações, mas João Doria (PSDB) aparece em segundo lugar, com 12 milhões, bem à frente de Lula, em terceiro, com 6,4 milhões.

A página do deputado tem mais seguidores do que as de todos os seus rivais desde março de 2016 Atualmente são 4,5 milhões, contra 3 milhões da de Lula (em segundo lugar).

Jovens na faixa dos 20 anos são os principais responsáveis pela promoção de Jair Bolsonaro nas redes sociais e cresce o número do exército de pessoas que vão se dispor a fazer campanha gratuita na internet e no mundo real.

VEJA TAMBÉM: Bolsonaro no topo das redes sociais entre jovens a partir de 20 anos


A principal estratégia são os tuitaços – manifestações em que apoiadores do deputado postam, ao mesmo tempo, mensagens no Twitter, a fim de colocá-lo entre os assuntos mais comentados naquele momento.

Um dos motivos por trás do sucesso de Bolsonaro no Facebook é o uso intensivo de vídeos. Nenhum outro presidenciável publicou mais vídeos do que ele. Foram 1,2 mil em três anos e meio, que foram assistidos 740 milhões de vezes. É metade de todas as visualizações obtidas pelos 827 vídeos que Donald Trump publicou no mesmo período. Mas o presidente dos Estados Unidos têm cinco vezes mais seguidores do que Bolsonaro no Facebook.

Mesmo com muitos comentários negativos de oposicionistas, ataques verbais ou de pessoas que desconfiam de seu discurso patriótico, os resultados de interação são favoráveis ao maior representante da direita no Brasil, que nunca teve voz e agora se mostra forte na internet e fala o que seus admiradores e seguidores pensam, já que a grande midia o rotula de machista, homofóbico, sexista outros "istas", porém, jamais de corrupto. Este, aliás, é o maior motivo que tem lhe ajudado a crescer o seu número de admiradores por todo o Brasil.

O próprio Bolsonaro já disse em entrevistas que não faz questão de tempo na tv aberta já que a internet é o seu principal meio de publicidade.

O fato é que a metodologia de trabalho de Bolsonaro no mundo virtual, não somente através do Facebook, mas Twitter, Instagram e Youtube, mostra que não justifica o fundo partidário R$ 3,6 bilhões que será criado pelos partidos para financiamento de campanha política com o dinheiro público, já que o deputado 'popstar' sabe usar bem as redes sociais a ponto de crescer em pesquisas presidenciais e não necessitar da grande mídia e de dinheiro público para fazer campanhas com promessas fantasiosas.

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.