-->

Novo golpe via SMS rouba senhas de banco



Um novo golpe via SMS tem o objetivo de roubar senhas de bancos através dos Smartphones.

Os criminosos enviam uma mensagem de texto em que diz que para continuar a usar a sua conta é necessário validar o smartphone através de um link, no qual abre uma página semelhante a do banco, onde o usuário digita a conta e senha e alí revela todos os dados para que posteriormente seja lesado pelos bandidos com retiradas de dinheiro da conta ou aplicação de golpes com cartões de crédito.


A dica de segurança é que o usuário não abra links desconhecidos via internet referentes a atualização de bancos e que peçam para digitar senhas.

Atualizações de aplicativos bancários são feitos automaticamente pela loja virtual e as senhas só podem ser trocadas ou cadatradas presencialmente nas agências do banco.


Cada dia as quadrilhas virtuais inovam no "modus operandis" de atuação para fazerem roubos virtuais. Os prejuízos aos cidadão lesados são incalculáveis!

GOLPES PELO WHATSAPP



O mais novo, que promete recursos extras para o aplicativo, já afetou mais de 1,2 milhão de usuários brasileiros em duas semanas.

O ataque, revelado pela empresa de segurança ESET, finge permitir que as vítimas visualizem as conversas de seus contatos no mensageiro, uma opção chamada “Visualizador de conversas para o WhatsApp”.

Após enganar o usuário, o falso recurso o leva a realizar inscrições em serviços de mensagens de celular pagos, que podem fazer débitos indevidos em seu nome ou instalar apps falsos que roubam os seus dados.

Ao tocar no link malicioso, a vítima é levada a uma página que pede o compartilhamento do endereço com os contatos para que a funcionalidade seja liberada. Em seguida, o usuário é levado a uma plataforma de publicidade, onde é induzido a se inscrever em um serviço de mensagens pagas via SMS.

Segundo o levantamento da ESET, o golpe atingiu cerca de 1,7 milhão de pessoas em todo o mundo, sendo o Brasil o país mais afetado. O ataque teria começado no dia 18 de novembro de 2016.


GOLPE QUE PROMETE MUDAR A COR DO APP



Segundo a PSafe, o mais novo deles já fez mais de 1 milhão de vítimas e é disseminado por hackers via WhatsApp. O usuário recebe uma mensagem com a possibilidade de ativar uma nova função que permite personalizar o aplicativo com a sua cor preferida.

Porém, os cibercriminosos induzem os usuários a compartilhar a fraude com outros dez contatos e cinco grupos alegando a necessidade de uma “verificação de usuário”. A partir disso, a pessoa é direcionada a uma página que leva à instalação de outros apps, sendo que a cada novo aplicativo baixado pelo usuário o hacker ganha dinheiro.

Para evitar esse tipo de ataque, a recomendação é ter um antivírus instalado e atualizado, além de evitar abrir links enviados por desconhecidos. É importante que os usuários também desconfiem de novas funções que não foram divulgadas oficialmente pela empresa.



Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.