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VOCÊ SABE SE COMUNICAR? 8 dicas para se comunicar bem no ambiente profissional



Falar de comunicação para profissionais da área pode causar estranheza em alguns. Mas há diferença entre ser um comunicador de massas (além do microfone ou câmeras) e um comunicador interpessoal nas relações do dia-a-dia.

Comunicar-se bem e adequadamente é uma qualidade essencial e muito valorizada em profissionais que desejam alcançar posições estratégicas nas empresas.

Saber se expressar em diferentes situações e envolver o ouvinte no momento certo e com as palavras certas pode te ajudar a convencer clientes, explicar ideias, estabelecer uma estratégia, defender um ponto de vista ou até mesmo conversar sobre assuntos informais de maneira mais eficiente.

Nesta postagem, trago a reflexão dos locutores e comunicadores em geral, sobre qual a comunicação estamos tendo no nosso ambiente de trabalho e também na conivência de modo geral.

Afinal, passamos uma imagem NEGATIVA ou POSITIVA aonde quer que formos. Depende de como é feita a nossa comunicação interpessoal.

E para que qualquer profissional possa melhorar seu desempenho no ambiente corporativo e impulsionar sua carreira, o master coach e co-fundador da NS Engenharia de Pessoas, Nivaldo Grande, reuniu oito conselhos que irão ajudá-lo neste processo.

1. Construa sua imagem

Além de cuidar da aparência física e se vestir adequadamente, é preciso se preocupar também com outros aspectos de sua imagem.

A simpatia, atenção, disposição social e a forma de se comunicar com os colegas de trabalho também fazem parte desse requisito.

Nivaldo Grande aconselha o profissional a conhecer melhor as pessoas, saber como elas pensam e agem para estabelecer uma ligação com elas.

Além disso, conversar corretamente, mostrar empatia, bom humor e lembrar-se dos nomes de seus colegas também são atitudes essenciais. É preciso praticar esses gestos e, se necessário, buscar feedback com amigos e colegas para saber como você está se saindo.

2. Aprenda a escutar

Não adianta se comunicar bem sem aprender a escutar o outro. A capacidade de ouvir o que as pessoas têm a dizer, demonstrar interesse e não apenas interrompê-la apenas falando o que se quer é algo que deve ser aprimorado a cada dia.

Pessoas que não costumam escutar seus colegas tendem a despertar desinteresse e acabam sendo excluídas de certas conversas ou até mesmo reuniões no escritório.
Ao ouvir alguém falar, faça algumas perguntas a si mesmo, como “quem, quando, onde, como ou porque”, para poder discutir o argumento apresentado, aconselha Grande.

3. Aprenda a falar

Uma maneira eficaz de se comunicar bem é saber se expressar corretamente.
E uma dica infalível para aprender a argumentar e aumentar seu vocabulário é simplesmente ler. E ler de tudo: desde bons livros até jornais, revistas ou bulas de remédio.

Treine as pronúncias de palavras e certifique-se de que seu interlocutor esteja compreendendo as palavras no contexto correto do que deseja argumentar, sem deixar espaço para que te interpretem da maneira errada.

4. Saiba conversar

Preocupe-se com a forma como irá transmitir uma mensagem durante as conversas.
Para isso, o coach Nivaldo Grande aconselha que o profissional deixe de lado as gírias – a não ser aquelas já aceitas no ambiente – e reserve seu vocabulário técnico para quem possa entendê-lo.

Outra dica fundamental é prestar atenção em sua linguagem corporal. Uma pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia, por exemplo, constatou que num processo de comunicação 38% de uma mensagem é transmitida pela voz, enquanto 55% se dá pela linguagem corporal e apenas 7% é transmitida por meio de palavras.

Por isso, tenha postura, entonação e use gestos adequadamente enquanto fala.

5. Tenha opinião

Ao defender uma ideia, não se baseie apenas em “achismos”. Segundo o coach, ao defender uma opinião, garanta que estará falando sobre o que você sabe ou já tem experiência.

Construa argumentos sólidos para transmitir confiança e segurança ao falar sobre determinados assuntos.

6. Pratique a inclusão


Envolva toda a sua equipe nas discussões e reuniões de projetos, estimule boas ideias e encoraje seus colegas a emitirem suas opiniões.

7. Escolha o momento certo

É importante nunca se esquecer de um dos lemas mais usados por líderes: elogie em público, critique em particular.
Procure o melhor momento para emitir um feedback, seja cauteloso, exemplifique seus argumentos com situações que realmente ocorreram, e não se esqueça também de reforçar os aspectos positivos da pessoa.

8. Foco nas reuniões

Ao falar em uma reunião, certifique-se de que este é o momento certo e o tema adequado para questionar sobre determinado assunto.

Em vez de interromper o grupo para dizer algo, peça uma nova reunião apenas sobre aquele assunto ou peça a palavra ao final da reunião.

Grande também alerta para os cuidados com a educação: não atropele a conversa interrompendo um colega, espere que ele termine sua linha de pensamento para, depois expressar sua opinião. 

FONTE: Revista Exame

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