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10 erros na vida profissional que devem ser evitados

      Por mais informal que seja o ambiente em que você trabalha, sempre é bom ter em mente algumas regras de conduta. Alguns comportamentos podem arranhar, de maneira irreversível, a sua imagem profissional. Nenhum empregado, ao ingressar em uma empresa, chega determinado a criar problemas.

    Mas, ao entrar, traz uma grande bagagem de conhecimentos, mas não só isso. "O novo contratado traz também personalidade –às vezes em formação–, imaturidades, defeitos, valores em descompasso com os da organização. O  que vai acontecer daí para frente, ninguém sabe”, diz o psicólogo e filósofo Waldir Biscaro, de São Paulo.
Por mais descontraído que seja o ambiente de trabalho, certas regras precisam ser seguidas
Por mais descontraído que seja o ambiente de trabalho, certas regras precisam ser seguidas
           Ele afirma que a imaturidade emocional é a principal geradora de perturbações nas relações de trabalho. Ela se manifesta no dia a dia, através de pequenos incidentes, que quebram a harmonia do ambiente profissional.O indivíduo deve responder por essa coleção de pequenos defeitos no cotidiano. Exemplos? Manifestações de mau humor que contaminam o grupo, falta de urbanidade ou de civilidade no trato com colegas, descuido com a qualidade de vida no local de trabalho (fumo, conversas em voz alta), manifestação de autopiedade... "Quem aguenta isso oito horas por dia, de segunda a sexta?", pergunta Waldir.

      A psicóloga Liz Verônica Vercillo Luisi, supervisora do curso de especialização em terapia familiar e de casal da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), diz que a mensagem profissional é expressa não só por conhecimento de idiomas, boa escrita e linguagem. “A comunicação vai muito mais além do que verbalizamos: todo comportamento tem valor de comunicação. Portanto, existem alguns que ameaçam qualquer qualificação ou certificado", explica. Veja, a seguir, quais as atitudes –tipicamente pessoais– muita gente costuma apresentar no escritório, mas devem ser eliminadas do repertório.



10 ERROS PARA EVITAR

1° Levar o filho para o trabalho em um dia comum

A não ser que a empresa seja sua (e mesmo assim há muitos limites), jamais leve uma criança para o trabalho, se isso não tiver sido combinado anteriormente. "Primeiro, entre em contato com o gestor e explique que houve um imprevisto e que não tem com quem deixar o filho",  sugere Izabel Failde, psicóloga e consultora organizacional e de carreira, de São Paulo. Dificilmente, uma criança não atrapalhará o ambiente de trabalho, pois requer atenção e cuidados que não podem ser dados neste local. Se o problema levar mais tempo para ser solucionado –no caso de uma greve escolar ou do pedido de demissão da babá, por exemplo– o ideal é conversar com o chefe e propor uma antecipação de férias, até que a questão seja resolvida.


2° Sair da sala a toda hora para usar o celular


 Quem tem esse hábito costuma achar que ele é sinônimo de discrição e gentileza –afinal, ninguém vai ouvir o conteúdo da conversa. No entanto, o senta e levanta atrapalha –e muito– a concentração dos colegas, além de provocar interrupções prejudiciais ao desempenho. "Estudos comprovam que demoramos cerca de 10 minutos, na melhor das hipóteses, para conseguir o mesmo nível de atenção em uma tarefa, após um intervalo. Se o tema da conversa for relativo ao trabalho que está sendo executado, menos mal. Caso contrário, o desvio de atenção é total", diz a psicóloga Izabel Failde.
Eduardo Shinyashiki, consultor de desenvolvimento humano e diretor da Sociedade Cre Ser Treinamentos, afirma que, a não ser por conta de ocasiões especiais, como um problema familiar que deve ser resolvido naquele dia, deixar sua sala repetidas vezes para falar ao telefone vai gerar uma impressão negativa. "Geralmente, as pessoas relacionam essa atitude a estar procurando um novo emprego, por exemplo. A mesma dica vale para quem gosta de trocar mensagens pelo celular", diz. Então, restrinja o uso, avise os amigos e familiares e faça o possível para atender suas ligações nos horários de intervalo. Além de ser ético e respeitoso, você poderá cobrar o mesmo comportamento dos demais

 Ter um celular com toque escandaloso ou excessivamente engraçadinho


Há quem prefira a música da moda. Mulheres, em alguns casos, gostam de ouvir o tema que lembra o seu amor e, quando ele liga, o telefone toca de outro modo. E há, ainda, pessoas que selecionam uma canção específica para cada um dos contatos da lista, o que transforma um ambiente em uma espécie de rádio FM amadora –compartilhada a contragosto, aliás. Mesmo que use o aparelho apenas para questões pessoais, atendê-lo em um ambiente de trabalho requer adaptações. Em um ambiente corporativo, o toque do celular tem de ser mais ameno e causar o menor impacto possível. Sem esse cuidado, você pode expressar infantilidade, futilidade e irritar a equipe, o que não pega bem. Portanto, escolha um toque convencional, em um volume perceptível apenas para você. Se é do tipo que precisa sair da mesa o tempo todo para resolver assuntos de trabalho, leve o aparelho junto ou deixe-o no modo silencioso.


4° Esbanjar mau humor o tempo todo

Uma das piores características de um profissional é o hábito de reclamar. Isso pode afastar os colegas até a exclusão total. Pessoas assim têm dificuldade de agregar, relacionar-se, manter um grupo unido e ser líder. Reconhecer-se assim é difícil. Acate os comentários de colegas que lhe dão toques dizendo o quanto você é (ou está) negativo, triste, desiludido. Pense se isso faz parte do seu cotidiano ou é momentâneo. Qualquer uma das hipóteses deve levá-lo a uma conclusão: as pessoas ao seu redor não precisam, nem devem, conviver com negativismos, a não ser que escolham isso. "A negatividade não leva a lugar algum, ou melhor, leva à descrença, ao desânimo, ao afastamento dos amigos e colegas. Esforce-se para encontrar o lado bom das coisas. Se seu primeiro impulso é ver o lado negativo, tente achar algo de bom", diz Izabel Failde, psicóloga. Liz Verônica Luisi, também psicóloga, afirma que mau humor é sempre impróprio. "Ninguém tem nada a ver com seus problemas pessoais, de saúde ou com sua TPM. Ninguém merece a imagem e a convivência de alguém que parece sempre infeliz e leva questões de sua vida pessoal para o trabalho. Em casos mais graves, mau humor deve ser tratado com terapia e medicação", diz.


5° Usar as redes sociais para dar alfinetadas

Redes sociais para fofocar

Você acha que seu salário é baixo em relação aos profissionais do mercado  com a mesma função? Considera a comida do restaurante da sua empresa  pior do que uma lavagem? Te obrigam a trabalhar por duas pessoas porque a colega deixa tudo para a última hora? Bem, antes de cogitar a possibilidade de procurar outro emprego, vá conversar diretamente com a pessoa que pode resolver o seu problema (o chefe, por exemplo). Em hipótese alguma,  use as redes sociais para desabafar, criticar ou mandar recadinhos desaforados. "Às vezes, você pode se esquecer, mas o ambiente das redes sociais é aberto e gera um histórico virtual. Por isso, evite comentários contrários às diretrizes da sua empresa ou críticas aos profissionais que fazem parte dela. Quando tiver suas reclamações, procure as pessoas responsáveis por recebê-las e trate o assunto diretamente com elas. E lembre-se: cada vez mais empresas estão monitorando o que se faz no mundo virtual", diz o consultor Eduardo Shinyashiki. Sem contar que, dependendo do conteúdo da mensagem, existe o risco de demissão. 


 Vestir-se de modo provocante ou displicente demais



Segundo a psicóloga Liz Verônica, roupas muito decotadas, transparentes, que mostram a barriga, que deixam top ou sutiã aparente, maquiagem em excesso e bijuterias imensas estão vetadas. "A imagem comunica possível vulgaridade, mau gosto e a ideia de alguém que quer seduzir outra pessoa. O que tem de chamar atenção é o bom trabalho, a cooperação e criatividade do profissional. Jamais a sua vestimenta e seu corpo", diz. Para os homens, tênis, bermudas, calçados abertos, piercings, tatuagens à mostra, cabelos descoloridos e barba por fazer  estão restritos a empresas muito específicas e informais, de ambientes estritamente internos. "Dificilmente essas roupas condizem com ambientes de trabalho convencionais", explica ela. O "casual day" também merece atenção –não é dia, por exemplo, de investir em um visual que se usaria no clube.  "Se a dúvida aparecer, consulte alguém da sua confiança antes de ir para o escritório. Ao mínimo sinal de que a roupa é inadequada, troque", diz o consultor Eduardo Shinyashiki.

7° Pedir desculpas por tudo

Muitas vezes, pedir desculpas é visto como um argumento para justificar algo que não deu certo. Em uma relação afetiva –de casal, familiar ou de amizade– essa estratégia até pode ser válida, assim como o compromisso de se dispor a mudar e a melhorar. Em um escritório, no entanto, pedir desculpas o tempo todo demonstra fragilidade, incompetência para ocupar cargos de maior responsabilidade, dificuldade de tomar decisões e imaturidade. A dica para reverter esse quadro é do consultor Eduardo Shinyashiki: "Tenha uma atitude pró-ativa e, ao apresentar um resultado negativo, já demonstre também a solução para reverter o cenário. Dessa forma, as pessoas vão entender que você está preocupado com o sucesso das suas atividades, mesmo que, às vezes, as coisas saiam do programado.”  

 Usar excessivamente gírias e palavrões



Desde o uso excessivo de gírias, até a incapacidade de transmitir as mensagens que deseja da forma adequada, todo cuidado com a sua comunicação é importante. A competência comunicativa é uma das habilidades essenciais para o profissional em uma sociedade dinâmica e inovadora.  "Sugiro que cada pessoa ponha-se no lugar de seu chefe, de seus colegas e de seus subordinados no trabalho. Depois, pergunte a si mesmo que conceito eles fazem dela a partir do vocabulário que usa", diz a psicóloga Maria Celia de Abreu, de São Paulo. "Se essa é a imagem que ela quer projetar de si mesma sobre os outros, que continue assim. Mas sabendo que haverá consequências. Não há como escapar das normas sociais que regem as relações humanas em um setor profissional”, diz. Mesmo nos setores mais informais, gírias e palavrões, em geral, são tidos como sintoma de imaturidade e falta de repertório para se comunicar.

 Dar bronca no filho pelo telefone



Desde o uso excessivo de gírias, até a incapacidade de transmitir as mensagens que deseja da forma adequada, todo cuidado com a sua comunicação é importante.

A competência comunicativa é uma das habilidades essenciais para o profissional em uma sociedade dinâmica e inovadora.  "Sugiro que cada pessoa ponha-se no lugar de seu chefe, de seus colegas e de seus subordinados no trabalho. Depois, pergunte a si mesmo que conceito eles fazem dela a partir do vocabulário que usa", diz a psicóloga Maria Celia de Abreu, de São Paulo. "Se essa é a imagem que ela quer projetar de si mesma sobre os outros, que continue assim. Mas sabendo que haverá consequências. Não há como escapar das normas sociais que regem as relações humanas em um setor profissional”, diz. Mesmo nos setores mais informais, gírias e palavrões, em geral, são tidos como sintoma de imaturidade e falta de repertório para se comunicar.

10° Falar demasiadamente alto

Mas, ao entrar, traz uma grande bagagem de conhecimentos, mas não só isso. "O novo contratado traz também personalidade –às vezes em formação–, imaturidades, defeitos, valores em descompasso com os da organização. O que vai acontecer daí para frente, ninguém sabe”, diz o psicólogo e filósofo Waldir Biscaro, de São Paulo.



Do site UOL










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